cpc 2019

IFFar tem quatro cursos avaliados com excelência pelo MEC

18.398

O Instituto Federal Farroupilha (IFFar) teve cinco cursos avaliados pelo Ministério da Educação no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente ao ano de 2019. Na ocasião, foram analisadas as áreas de ciências agrárias, ciências da saúde, engenharias, arquitetura e urbanismo; e dos cursos tecnológicos de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, área militar e segurança. Dos avaliados, quatro receberam o conceito 4, considerando de excelência: Agronomia (São Vicente do Sul), Arquitetura e Urbanismo (Santa Rosa), Tecnologia em Agronegócios (Santo Augusto) e Tecnologia em Agronegócios (Júlio de Castilhos). Um teve conceito 3, regular: Zootecnia (Alegrete). O IFFar tem a reitoria e cargos diretivos em Santa Maria. 

Em Santa Maria, outras quatro instituições de Ensino Superior tiveram cursos avaliados: a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Franciscana (UFN), a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma).

No CPC, são atribuídas notas de 1 a 5, e quanto mais alta a pontuação, mais bem avaliado é o curso. Nesta análise, são levados em conta o desempenho dos alunos na graduação e na prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o nível de formação acadêmica dos professores, se os docentes têm dedicação integral ou parcial e a percepção dos discentes sobre a qualidade do curso.

UFSM e IFFar não têm data definida para retorno presencial

A UFSM foi a instituição da cidade mais bem avaliada: são três cursos - dos diferentes campi - com nota 5, e 22 com nota 4, considerados de excelência. A UFN recebeu notas que foram entre 5 e 2. A Ulbra foi avaliada com conceitos 4 e 3. Já a Fisma recebeu conceitos 3 e 2. Os índices são utilizados pelo MEC na elaboração de políticas públicas educacionais, supervisão e na regulação da educação superior. Também é critério para participação em programas de bolsas, como o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa Universidade para Todos (Prouni), e na distribuição orçamentária.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Contratos inadimplentes do Fies podem ser renegociados com desconto Anterior

Contratos inadimplentes do Fies podem ser renegociados com desconto

Próximo

Como será o próximo ano letivo é tema de reunião com representantes da educação

Educação